A torcida do tricolor festejou na Arena Castelão, neste domingo (12), a terceira vitória seguida do Fortaleza no Campeonato Cearense. O time do Pici goleou o Ferroviário por 4×0 primeiro Clássico das Cores do ano com dois gols de Edinho, um de Tiago Cametá e outro de Marcelinho Paraíba no segundo tempo e se firma na primeira colocação da tabela com nove pontos. Agora, o Leão se prepara para receber o Icasa, nesta terça-feira (14), mesmo dia em que o Ferrão, quarto colocado com três pontos, enfrenta o Tiradentes.
Começo de jogo pegado, com as duas equipes tendo dificuldade em se distanciar do meio de campo. Na primeira chegada do Ferroviário à área, aos cinco minutos, Vagno Pereira arriscou de fora da área, no rebote do goleiro Luís Henrique, e a bola passou com perigo à esquerda do gol. O Ferão manteve o domínio dos dez primeiros minutos, com maior posse de bola, enquanto o Fortaleza tinha maior dificuldade em completar as jogadas.
Aos 16 minutos, Waldison protagonizou o momento que mais conquistou a torcida até então, em contra-ataque iniciado por Edinho, mas a arbitragem marcou impedimento do atacante. Tiago Cametá, em jogada individual, sofreu falta quase na meia lua aos 21. Na cobrança, porém, a bola ficou na barreira. Nem Tubarão, nem Leão, conseguiam criar chances claras durante a primeira metade do primeiro tempo.
FERRÃO TENTA REAGIR
O time da Barra até tentava elaborar as jogadas pela direita, mas parecia complicado encontrar Iarley ou outro jogador que tivesse sucesso na finalização. Enquanto isso, o Fortaleza melhorou no decorrer do primeiro tempo e tentava se aproveitar das jogadas de velocidade, mas tinha a mesma dificuldade de achar o gol. Em cobrança de falta da iintermediária aos 31 minutos, Eduardo Luiz chutou forte rasteiro, e a bola desviou na barreira. Aos 34, Edinho chegou com perigo à área, buscando Tiago Cametá, mas a zaga coral afastou.
Aos 38, Edinho tentou organizar jogada dentro da área num lance de grande perigo, mas foi desarmado. Waldison chegou para tentar pegar a sobra, caiu e pediu pênalti, mas o árbitro Cleuton Lima viu lance normal. Logo depois, aos 41, Walfrido recebeu cruzamento de Adalberto na área e arriscou de cabeça, mas a bola passou muito alta.
Na volta do intervalo o Fortaleza veio com mais fôlego, e o Ferroviário teve dificuldade de se encontrar. Aos três, Edinho marcou um golaço de dentro da área depois de jogada pela direita de Tiago Cametá. O meia bateu de primeira de perna direita, e deixou o goleiro Fernando Junior sem reação. Aos cinco, Edinho novamente, em cobrança de falta, fez lançamento para a pequena área, e Luís Gustavo desviou, mas a bola passou raspando a trave esquerda. Aos nove, Robert se atreveu numa bicicleta dentro da área, mas o goleiro coral estava bem posicionado e encaixou a bola.
Aos 11, Iarley chegou com perigo na boca do gol, mas o chute parou no goleiro tricolor. Já aos 18 minutos, Edinho mudou novamente o placar na Arena Castelão. O meia driblou dois, e lançou a bola para Robert, que dividiu a bola com Fernando Júnior. Na sobra, Edinho veio com velocidade e, sem goleiro, empurrou a bola para a rede. Dois minutos depois de estrear com a camisa tricolor, Marcelinho Paraíba, aos 24, lançou uma bomba da esquerda, e fez o goleiro coral se esticar para fazer a defesa.
Aos 30, Waldison chutou rasteiro para o canto esquerdo, mas a bola foi desviada para escanteio. Aos 32, Edinho foi derrubado dentro da área por Mota e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Waldison chutou forte a meia altura à direita de Fernando Júnior, que conseguiu fazer a defesa. Aos 42, a zaga do Fortaleza ficou plantada pedindo impedimento de Leilson, que teve boa chance de diminuir o placar na cara do gol, mas pegou mal na bola e isolou. Aos 43, Tiago Cametá, de perna direita, marcou mais um depois de receber a bola de Walfrido, que lançou da esquerda. Walfrido, aos 46, deu mais um gol, agora para o estreante Marcelinho Paraíba, que não desperdiçou bateu cruzado de perna direita para encerrar as esperanças do Ferroviário no clássico.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 4×0 Ferroviário
LOCAL: Arena Castelão
HORÁRIO: 12 de janeiro de 2014, às 17 horas
ÁRBITRO: Cleuton Lima
ASSISTENTES: Marcos Brígido e Nailton Oliveira
GOLS: Edinho (3′ 2T e 18′ 2T), Tiago Cametá (43′ 2T), Marcelinho Paraíba (46′ 2T)
CARTÕES AMARELOS: Waldison, Luiz Gustavo, Tiago Cametá, Mota, Iarley
FERROVIÁRIO: Fernando Júnior; Mota, Júnior Carvalho, Regineudo e Éverton; Vagno Pereira, Aron (Leilson), Iarley e Jack Chan; Rafael (Obina) e Igor Eloy (Flamel). TÉCNICO: Washington Luiz
FORTALEZA: Luis Henrique; Tiago Cametá, Eduardo Luiz, Luis Gustavo e Adalberto; Guto, Walfrido, Evandro (Marcelinho Paraíba) e Edinho (Leandro); Robert e Waldison (Romarinho). TÉCNICO: Marcelo Chamusca
Fonte: O POVO