Fortaleza goleia Ferroviário, Marcelinho Paraíba marca

A torcida do tricolor festejou na Arena Castelão, neste domingo (12), a terceira vitória seguida do Fortaleza no Campeonato Cearense. O time do Pici goleou o Ferroviário por 4×0 primeiro Clássico das Cores do ano com dois gols de Edinho, um de Tiago Cametá e outro de Marcelinho Paraíba no segundo tempo e se firma na primeira colocação da tabela com nove pontos. Agora, o Leão se prepara para receber o Icasa, nesta terça-feira (14), mesmo dia em que o Ferrão, quarto colocado com três pontos, enfrenta o Tiradentes.

Atletas do Fortaleza comemoram mais um gol tricolor
Atletas do Fortaleza comemoram mais um gol tricolor

Começo de jogo pegado, com as duas equipes tendo dificuldade em se distanciar do meio de campo. Na primeira chegada do Ferroviário à área, aos cinco minutos, Vagno Pereira arriscou de fora da área, no rebote do goleiro Luís Henrique, e a bola passou com perigo à esquerda do gol. O Ferão manteve o domínio dos dez primeiros minutos, com maior posse de bola, enquanto o Fortaleza tinha maior dificuldade em completar as jogadas.

Aos 16 minutos, Waldison protagonizou o momento que mais conquistou a torcida até então, em contra-ataque iniciado por Edinho, mas a arbitragem marcou impedimento do atacante. Tiago Cametá, em jogada individual, sofreu falta quase na meia lua aos 21. Na cobrança, porém, a bola ficou na barreira. Nem Tubarão, nem Leão, conseguiam criar chances claras durante a primeira metade do primeiro tempo.

FERRÃO TENTA REAGIR

O time da Barra até tentava elaborar as jogadas pela direita, mas parecia complicado encontrar Iarley ou outro jogador que tivesse sucesso na finalização. Enquanto isso, o Fortaleza melhorou no decorrer do primeiro tempo e tentava se aproveitar das jogadas de velocidade, mas tinha a mesma dificuldade de achar o gol. Em cobrança de falta da iintermediária aos 31 minutos, Eduardo Luiz chutou forte rasteiro, e a bola desviou na barreira. Aos 34, Edinho chegou com perigo à área, buscando Tiago Cametá, mas a zaga coral afastou.

Aos 38, Edinho tentou organizar jogada dentro da área num lance de grande perigo, mas foi desarmado. Waldison chegou para tentar pegar a sobra, caiu e pediu pênalti, mas o árbitro Cleuton Lima viu lance normal. Logo depois, aos 41, Walfrido recebeu cruzamento de Adalberto na área e arriscou de cabeça, mas a bola passou muito alta.

Na volta do intervalo o Fortaleza veio com mais fôlego, e o Ferroviário teve dificuldade de se encontrar. Aos três, Edinho marcou um golaço de dentro da área depois de jogada pela direita de Tiago Cametá. O meia bateu de primeira de perna direita, e deixou o goleiro Fernando Junior sem reação. Aos cinco, Edinho novamente, em cobrança de falta, fez lançamento para a pequena área, e Luís Gustavo desviou, mas a bola passou raspando a trave esquerda. Aos nove, Robert se atreveu numa bicicleta dentro da área, mas o goleiro coral estava bem posicionado e encaixou a bola.

Aos 11, Iarley chegou com perigo na boca do gol, mas o chute parou no goleiro tricolor. Já aos 18 minutos, Edinho mudou novamente o placar na Arena Castelão. O meia driblou dois, e lançou a bola para Robert, que dividiu a bola com Fernando Júnior. Na sobra, Edinho veio com velocidade e, sem goleiro, empurrou a bola para a rede. Dois minutos depois de estrear com a camisa tricolor, Marcelinho Paraíba, aos 24, lançou uma bomba da esquerda, e fez o goleiro coral se esticar para fazer a defesa.

Aos 30, Waldison chutou rasteiro para o canto esquerdo, mas a bola foi desviada para escanteio. Aos 32, Edinho foi derrubado dentro da área por Mota e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Waldison chutou forte a meia altura à direita de Fernando Júnior, que conseguiu fazer a defesa. Aos 42, a zaga do Fortaleza ficou plantada pedindo impedimento de Leilson, que teve boa chance de diminuir o placar na cara do gol, mas pegou mal na bola e isolou. Aos 43, Tiago Cametá, de perna direita, marcou mais um depois de receber a bola de Walfrido, que lançou da esquerda. Walfrido, aos 46, deu mais um gol, agora para o estreante Marcelinho Paraíba, que não desperdiçou bateu cruzado de perna direita para encerrar as esperanças do Ferroviário no clássico.

FICHA TÉCNICA
Fortaleza 4×0 Ferroviário
LOCAL: Arena Castelão
HORÁRIO: 12 de janeiro de 2014, às 17 horas
ÁRBITRO: Cleuton Lima
ASSISTENTES: Marcos Brígido e Nailton Oliveira
GOLS: Edinho (3′ 2T e 18′ 2T), Tiago Cametá (43′ 2T), Marcelinho Paraíba (46′ 2T)
CARTÕES AMARELOS: Waldison, Luiz Gustavo, Tiago Cametá, Mota, Iarley

FERROVIÁRIO: Fernando Júnior; Mota, Júnior Carvalho, Regineudo e Éverton; Vagno Pereira, Aron (Leilson), Iarley e Jack Chan; Rafael (Obina) e Igor Eloy (Flamel). TÉCNICO: Washington Luiz

FORTALEZA: Luis Henrique; Tiago Cametá, Eduardo Luiz, Luis Gustavo e Adalberto; Guto, Walfrido, Evandro (Marcelinho Paraíba) e Edinho (Leandro); Robert e Waldison (Romarinho). TÉCNICO: Marcelo Chamusca

Fonte: O POVO