Dema se aposenta depois do Estadual de 2013

A proximidade dos 40 anos costuma decretar a aposentadoria de muitos jogadores. O condicionamento físico não é mais o mesmo, a barriga vai acochando o uniforme e o os pés insistem em desobedecer ao comando da mente. Ao passarem dos 30, os atletas têm a vida assolada pelo fantasma do “final de carreira”.

Mas existem aqueles que resistem. Insistem como guerreiros diante da idade avançada e se transformam em verdadeiras lendas da história do esporte. Este é o caso de Dema, o famoso ‘Highlander’ do futebol Paraense, Cearense e Brasileiro. No final de 2011, ele já disse que para em 2013. Mais por decreto do que por cansaço.

O meia chegou aos 44 anos em dezembro do ano passado. Nascido no Pará, fez história pelos principais clubes do Estado. Foi campeão pelo Remo, Paysandu e Tuna Luso. Hoje, para os colegas de glórias nas equipes do Norte, restam recordações da época em que atuavam dentro das quatro linhas. Dema insistiu em acompanhar gerações.

“A minha motivação vem de mim mesmo. Gosto de treinar, quase não tenho contusão e essa é a motivação. Tenho dado conta do recado”, disse Dema em entrevista ao Portal Esportes O POVO. Motivação esta tão grande que venceu muitas críticas. Quando ultrapassou a terceira década e passou a atuar em times menores do Pará, Castanhal e Tiradentes, Dema parecia ter chegado ao fim da linha.

No entanto, driblando o cansaço, ele se aventurou no futebol cearense. Desde os 37 jogando pelo interior nordestino, Dema foi um dos jogadores chave na campanha do Uruburetama em 2011, quanto o clube foi campeão da 3ª Divisão do Campeonato Cearense. E tem mais: nada de jogar para lançar os meninos à correria. Dema corre, briga, dá trabalho para a marcação adversária.

Qual o segredo para tanta disposição aos 44 anos? Dema conta, sem problemas. “Eu tomo muito açaí. Sou um paraense nato e o pó de guaraná é fundamental. Pode colocar 8 km para mim, se eu não chegar a ser o terceiro, pode ter certeza que chego perto”.

Dema jogará o Campeonato Cearense de 2012 vestindo as cores do Itapipoca. O atleta revelou ao Portal Esportes O POVO que se prepara para suas duas últimas temporadas. “Aos 45 anos eu paro. Disputo o Campeonato Cearense de 2013 e aí me aposento”, decretou o jogador, incansável.

Fonte: Esportes O POVO