A segunda-feira começou com muita emoção na sede do Fortaleza, no Pici. Um dos ídolos mais recentes na história do clube decidiu encerrar a carreira e se despediu dos companheiros de equipe nesta manhã.
Aos 37 anos, o zagueiro Ronaldo Angelim antecipa o fim do contrato com o Tricolor cearense e deixa os gramados.
O jogador havia informado a possibilidade de se aposentar neste domingo (19), em entrevista a uma rádio de Porteiras, interior do Ceará, onde foi participar de uma partida festiva como árbitro.
A diretoria do Fortaleza disse que tentaria convencê-lo a ficar para buscar o acesso à Série B junto com o grupo, mas o zagueiro não mudou de opinião. Dores no adutor da coxa teriam influenciado a decisão do atleta.
Por meio das redes sociais, um dos diretores do clube informou que haverá uma grande despedida para o zagueiro.
– Angelim terá um jogo de despedida digno de um grande ídolo do FortalezaEC. Em breve divulgaremos a programação – disse Fábio Mota.
O dirigente informou, ainda, que o jogador estará no Estádio Presidente Vargas, na próxima quinta-feira (23), para receber uma homenagem do clube e da torcida. Na oportunidade, o time recebe o Confiança, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil.
Paulista, Ronaldo Angelim começou a carreira profissional em 96, pelo Icasa de Juazeiro do Norte (CE), onde mora a família e foi criado. Também defendeu o Ceará e o Ituano, antes de ir para o rival, em 2001. Conquistou quatro títulos estaduais e dois acessos à Série A pelo Fortaleza, até assinar com o Flamengo, onde permaneceu por cinco anos.
Após rápida passagem pelo Grêmio Barueri, retornou ao Fortaleza, em 2013. Oscilou boas e más atuações, e não chegou a se firmar como titular. Disputou Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.
Ídolo rubro-negro e tricolor
Dois gols marcados por Angelim o enternizaram no Fortaleza e no Flamengo. Primeiro, confirmou o status de ídolo ao levar o Tricolor à Série A, em 2004, com uma cabeçada certeira para as redes do Avaí. Em 2009, voltaria a ser decisivo contra o Grêmio. Foi dele o gol do título de Campeão Brasileiro do Flamengo.
O curioso é que, em 2004, a cobrança de escanteio para o gol do zagueiro saiu dos pés do meia Guaru, que deve retornar e ser apresentado hoje como reforço do Fortaleza. Os dois devem se encontrar novamente nesta segunda-feira (20) apenas para a despedida do zagueiro.
Fonte: Globo Esporte