Vovô pode ter até seis desfalques no domingo; maiores problemas estão no setor de criação e na lateral esquerda
Em seis partidas no comando do Ceará no Brasileirão, Dimas já havia achado sua formação ideal. Por isso ele é o que mais lamenta os quatro desfalques por suspensão e possivelmente mais dois por lesão, no jogo de domingo, com o Bahia, que define o destino do time em 2012.
Suspensos estão o goleiro Fernando Henrique, o zagueiro Daniel Marques, o lateral-esquerdo Eusébio e o meia Thiago Humberto. Já por lesão, o volante João Marcos e o meia Leandro Chaves iniciaram tratamento em Porangabuçu e dificilmente entram em campo.
No gol, Diego substitui Fernando Henrique. Já Thiago Matias entra na zaga no posto de Daniel Marques. São as definições mais claras de Dimas.
Mas as certezas param por aí. Para os outros desfalques, o técnico tem duas decisões a tomar: na lateral esquerda e na meia de criação. Isso porque, sem Eusébio, suspenso, e o antigo titular, Vicente, ainda trabalhando à parte fisicamente, Dimas terá de buscar outra alternativa.
No setor de criação no meio, o problema é crônico. Faltam opções. Sem Thiago Humberto, suspenso, e provavelmente sem seu substituto imediato, Leandro Chaves, as opções se resumem a Rudnei e Enrico, com mais chance para o primeiro.
Variações
Seja com quatro ou seis desfalques, Dimas tem a intenção clara de manter o esquema de jogo que prefere, o 4-3-3.
Utilizando uma linha de quatro defensores, já que Heleno e Eusébio ocupavam as laterais, improvisar um zagueiro, Diego Sacoman, na lateral-esquerda não seria nenhuma surpresa.
Se não quiser arriscar em escalar um jogador que se recuperou recentemente de séria lesão, Dimas pode optar pelo jovem Paulinho, que treina no setor, ou mesmo inverter Heleno para a esquerda e retornar Boiadeiro à lateral direita.
Para o ataque, um trio genuíno tem chance de atuar: com o retorno de Felipe Azevedo, o ataque teria dois atacantes rápidos – ele e Osvaldo – e um centroavante, com mais chances para Washington, que agradou mais que Roger.
Assim, o Vovô tem boas chances de definir seu futuro na Série A formado com Diego; Heleno, Thiago Matias, Fabrício e Diego Sacoman; Michel, Juca e Rudnei; Felipe Azevedo, Osvaldo e Washington.
SAIBA MAIS
Seriedade
Os jogadores do Ceará rechaçaram qualquer facilitação por parte do Bahia. O goleiro Diego acredita que os jogadores do time baiano têm muito a perder com isso. “O nome dos profissionais estará em jogo. Não será moleza, e estamos preparados para uma guerra”
Ingressos
A torcida do Ceará terá direito a 4.200 ingressos para o confronto contra o Bahia. Os bilhetes começam a ser vendidos amanhã, por R$ 30,00 ( arquibancadas), em seis locais em Salvador: bilheterias do Pituaçu, Loja Bahia Esporte, Loja Golaço, Loja Viva Bahia, Sede de Praia e Pituba Parque Center (Loja 88). Segundo o site oficial do Bahia, já foram vendidos 13 mil ingressos
38ª RODADA
Desfalques assolam outras equipes
Não só o Ceará sofrerá com desfalques na última rodada da Série A. O Bahia, adversário do Vovô, e os mineiros Atlético e Cruzeiro – que fazem o clássico de interesse do Alvinegro – também não atuarão completos.
Os desfalques mais importantes são do Cruzeiro, rival direto do Ceará na disputa. Nada menos que o goleiro Fábio, o lateral-direito Marquinhos Paraná e o meia Montillo, estão fora do clássico mineiro. Os três jogadores receberam o terceiro cartão amarelo contra o Ceará, no último domingo.
Já o Galo, que será aliado no Vovô contra o Cruzeiro, terá apenas um desfalque: o atacante Neto Berola.
No Bahia, os desfalques são três: os volantes Diones e Fahel, e o meia Ricardinho, levaram o terceiro cartão amarelo diante do Santos, no último domingo. Só que a lista ainda pode aumentar. O volante Hélder é dúvida por uma lesão na coxa.
Já o atacante Souza, punido pelo STJD por um jogo pela expulsão contra o Atlético/GO, já cumpriu suspensão automática e joga contra o Vovô
Fonte: Diário do Nordeste