Dimas: Nossa meta é ganhar 15 pontos

Ao assumir o Ceará pela 40ª vez, Dimas Filgueiras surpreendeu ao chegar com um discurso otimista, apesar da situação delicada do clube na Série A, em 17º com 32 pontos. “Não falamos em rebaixamento aqui. Penso em Sul-Americana. Quero pelo menos 15 pontos dos 21 que disputaremos”, cravou.

O problema é que, para o Vovô alcançar a meta do novo técnico e chegar à Sul-Americana, será preciso multiplicar os pontos e o aproveitamento. Em 12 rodadas no returno, o Ceará é o pior entre os 20 participantes, com apenas 7 pontos em 36 disputados, um aproveitamento de apenas 19, 44%.

Com isso, conquistar 15 dos 21 em disputa, representaria 71,42% dos pontos, portanto, o aproveitamento precisaria quase quadruplicar e o número de pontos mais que dobrar.

Se contarmos com a campanha geral do Vovô no campeonato, o aproveitamento sobe um pouco, mas ainda assim o desempenho do clube teria que dobrar. Hoje, o time com 32 pontos em 31 jogos tem 34,4% de aproveitamento.

Hora de vencer

Restando sete jogos, quatro no Presidente Vargas (Fluminense, Corinthians, Santos e Cruzeiro) e três fora de casa (Avaí, Grêmio e Bahia), para alcançar os 15 pontos, duas probabilidades se apresentam: o time vencer cinco partidas e perder duas, ou vencendo quatro, empatando três e não perdendo.

Lembrando que as probabilidades levam em conta o desejo de Dimas em chegar aos 47 pontos e se classificar para a Sul-Americana.

Impossível? Não para Dimas e os jogadores. Para o novo técnico, a “multiplicação” passa pela postura do time. “Não podemos errar nesse momento. Nosso erro tem que ser zero. Portanto, o time precisa ir em busca da vitória o tempo todo. Terei que ser ousado. Armarei o time de outra forma para buscarmos isso”, ressaltou o técnico.

O atacante Osvaldo lembrou que buscar um novo aproveitamento de pontos é possível. E uma vitória no sábado será o ponto de partida. “Se vencermos o Fluminense no sábado, e pontuarmos contra o Avaí fora, a confiança volta para todos e as coisas começarão a dar certo. Jogamos bem mas não estamos pontuando no returno. Com isso, falta confiança. Mas só com as vitórias retomaremos e tornaremos possível buscar esse aproveitamento que o Dimas quer”.

Já o atacante Washington espera que finalmente o jogo do time encaixe no returno para que o aproveitamento de pontos se multiplique. “Se conseguirmos encaixar nosso jogo, sair na frente, principalmente jogando fora de casa, conseguiremos sim um bom aproveitamento. Temos que esquecer isso de jogar bem, já que nesse returno quantas vezes conseguimos e mesmo assim perdemos. Um a zero pra gente é suficiente até o fim para que consigamos os pontos necessários”.

Rebaixamento

Se somar os 47 pontos e ingressar na Sul-Americana como quer o técnico parece complicado, as contas para o evitar o rebaixamento para a Série B, não mudam muito. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site infobola, um clube escaparia da Série B somando 45 pontos. Apenas dois a menos a somar. Pela estimativa, o Vovô precisaria somar mais 13 pontos, o que conseguiria com 4 vitórias e 1 empate e duas derrotas, ou com três vitórias e quatro empates. Hoje com 54% de chances de cair segundo o matemático, o Vovô precisaria somar 61% dos pontos.

Contraste

71% dos pontos serão necessários nos sete jogos que restam ao Vovô para que Dimas alcance seu objetivo de classificar o time para a Copa Sul-Americana em 2012

19% de aproveitamento no returno é o que o Vovô conseguiu até o momento em 12 jogos disputados, somando apenas sete dos 36 pontos possíveis

TIME

Com a presença da torcida apoiando o time, o Ceará treinou ontem no Presidente Vargas visando ao jogo contra o Fluminense, no sábado.

E Dimas Filgueiras manteve o mesmo time que escalou em seu primeiro treinamento retornando ao clube, na terça-feira.

Com uma equipe escalada com Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Edmílson e Vicente; Heleno, Michel, Eusébio e Thiago Humberto; Washington e Osvaldo no coletivo, Dimas insistiu no apoio constante dos laterais, que para ele serão pontas e jogadas ensaiadas.

As baixas do treinamento foram o goleiro Fernando Henrique, deixando o treino em seu início por problemas intestinais e o volante Michel, que iniciou tratamento com gelo logo após a prática no PV.

Fonte: Diário do Nordeste