Dez jogadores do Vovô, entre eles sete titulares, estão com dois cartões amarelos e preocupam na sequência da Série B
A arrancada de três vitórias seguidas do Vovô motivou a todos em Porangabuçu para a sequência do Brasileiro da Série B, mais precisamente a reagir no returno da competição.
A uma rodada do fim do 1º turno, o Ceará está entre os dez primeiros e a apenas seis pontos de distância do G4.
Mas um dado preocupante pode atrapalhar a caminhada do clube em rodadas futuras.
Nada menos que dez jogadores estão pendurados com dois cartões amarelos, sendo sete deles titulares na equipe: o goleiro Fernando Henrique, o lateral-direito Paulo Sérgio, o lateral-esquerdo Márcio Careca, os volantes João Marcos e Juca, o meia Bruninho e o atacante Mota estão na extensa lista.
Entre os reservas estão com dois cartões, o lateral-direito Apodi, o volante Robston e o atacante Misael.
Assim, os únicos que não estão pendurados entre os titulares são os zagueiros Daniel Marques e Thiego (supondo que Luizão só entrou em seu lugar por ele estar suspenso), o volante Heleno e atacante Itamar.
A partida do último sábado contra o Bragantino foi determinante para o aumento dessa lista, com cinco jogadores sendo advertidos: Fernando Henrique, Paulo Sérgio, Juca, João Marcos e Bruninho.
Problemão
Assim, se PC mantiver intacta a escalação do Vovô, pelo menos sete jogadores entrarão em campo diante do Vitória, na sexta-feira, no Presidente Vargas, sabendo que, caso sejam advertidos com um cartão amarelo, estarão suspensos para a partida seguinte, diante o América/MG.
Para o lateral-esquerdo Márcio Careca, que está entre os “pendurados”, o segredo é pensar jogo a jogo. “Estamos concentrados no jogo com o Vitória. Essa partida pode nos dar a quarta vitória seguida e os 30 pontos para abrir o returno. Não podemos tirar o pé por estarmos com dois cartões. Claro que cada jogador reage de uma forma, deixando de fazer uma falta aqui, segurando mais ali, mas nada que possa prejudicar o time. Tudo vai depender de como seja o jogo. Se mais pegado ou mais técnico”, explica o lateral-esquerdo.
Sobre a extensa quantidade de pendurados, o experiente jogador de 34 anos espera que os desfalques sejam gradativos. “De fato, são muitos jogadores, e titulares. Temos que ser inteligentes e que não recebam todos em um mesmo jogo. Um ou dois desfalques ainda podem ser supridos, mais do que isso já complica. Muitos jogadores passam muitas rodadas pendurados, sabem jogar assim, mas o técnico PC Gusmão já deve estar pensando alguma estratégia para a sequência da Série B e que o time não se desfalque tanto”.
Elenco
Perder qualquer dos titulares seria muito prejudicial a um time que encaixou uma formação vitoriosa nos últimos três jogos.
O atacante Robert, que, vindo do banco de reservas, marcou um dos gols da vitória diante do Bragantino, advertiu para a necessidade de um elenco qualificado, elogiando o grupo do Vovô. “Como as suspensões são muitas ao longo das Séries A e B, campeonatos com 38 rodadas, um clube precisa ter um bom elenco. E o Ceará mostrou que qualificou seu grupo, com jogadores sendo úteis ao entrar no segundo tempo. Eu mesmo dei minha contribuição nos dois jogos que entrei e isso é o mais importante”, finalizou o atacante.
Fonte: Diário do Nordeste