No último jogo sob o comando do interino Jairo Araújo, o Atlético-GO, que já acertou a contratação de Hélio dos Anjos, venceu o Santos por 2 a 0, no Estádio Serra Dourada, na noite deste sábado, e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série A.
Agora, com 16 pontos, os goianos ocupam a 14ª colocação, ultapassando a própria equipe paulista, que, apesar dos dois jogos a menos em relação à maioria dos times da Série A, está em situação desconfortável, em 15º, com 15 pontos.
O jogo marcou a volta de Neymar e Paulo Henrique Ganso ao time da Vila Belmiro, após participarem da derrota da Seleção Brasileira por 3 a 2 contra a Alemanha, em amistoso disputado em Stuttgart.
No entanto, com as atuações apagadas das estrelas santistas, bem marcadas, quem brilhou foram Anselmo e Diogo Campos, autores dos gols do Atlético-GO.
Até então, os dois clubes haviam se enfrentado quatro vezes na história, com vitórias dos paulistas em todas as oportunidades. Neste sábado, a torcida local até gritou “olé” ao fim do jogo, que foi muito truncado no primeiro tempo, mas dominado pelos goianos na etapa final.
Na próxima rodada, o Santos recebe o Coritiba, no dia 17, às 21h50 (de Brasília). No dia seguinte, às 21h, o Atlético-GO enfrenta o Flamengo, fora de casa.
O jogo
Contrapondo as voltas de Neymar e Ganso, o Santos teve os desfalques de Ibson, machucado, e Elano e Edu Dracena, suspensos. Já no Atlético-GO a principal baixa foi o atacante Felipe, que, com dores na coxa direita, sequer foi relacionado.
Mesmo jogando em casa, o time de Jairo Araújo apostou em um esquema tático defensivo contra o Santos, permitindo que o adversário mantivesse a posse da bola, mas neutralizando as jogadas com forte marcação, especialmente em cima das estrelas Neymar e Ganso.
A estratégia funcionou e a etapa inicial teve poucas emoções. Apenas aos 30min o camisa 11 santista conseguiu emplacar uma jogada individual: na área, Neymar caiu após trombar com Adriano, que o tocou com o joelho. Depois do lance, o atacante do clube alvinegro reclamou muito e recebeu cartão amarelo por simulação.
No minuto seguinte, o jovem santista voltou a questionar o árbitro, alegando ter sido puxado pelo volante Agenor, que ganhou na corrida e salvou gol em cima da linha após falhar no início do lance.
A partida mudou de panorama no segundo tempo, e, aos poucos, os goianos criavam as primeiras oportunidades. Aos 12min, Juninho cruzou da direita e a bola atravessou a área. Thiago Feltri chegou batendo e Rafael salvou o Santos.
Aos 23min, Diogo Campos acertou lindo voleio e exigiu bela defesa de Rafael. Com Neymar e Ganso apagados, o time de Muricy Ramalho não criava. A insistência do Atlético-GO, todavia, surtiu efeito aos 24min: Diogo Campos bateu prensado e a bola sobrou na área. Anselmo entrou, em posição legal, e empurrou para as redes, abrindo o placar.
Aos 34min, a vitória foi selada. Anselmo escapou pela esquerda e cruzou na pequena área. Diogo Campos entrou livre e empurrou para as redes. O Santos ainda tentou reagir e chegou perto de marcar aos 40min, com Bruno Rodrigo, de cabeça. Mas os goianos seguraram bem a pressão e a torcida local até gritou “olé” no fim do jogo.
FICHA TÉCNICA
Atlético-GO 2 x 0 Santos
Gols
Atlético-GO:
Anselmo, aos 24min e Diogo Campos, aos 34min do segundo tempo
ATLÉTICO-GO: Márcio; Adriano, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Bida e Thiaguinho (Diogo Campos); Juninho (Ernandes) e Anselmo (Leonardo)
Técnico: Jairo Araújo (interino)
SANTOS: Rafael; Pará, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Henrique (Diogo), Arouca e Paulo Henrique Ganso (Felipe Anderson); Neymar e Borges (Alan Kardec)
Técnico: Muricy Ramalho
Cartões amarelos
Atlético-GO:Agenor
Santos: Neymar
Árbitro
Sandro Meira Ricci (DF)
Local
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Fonte: Terra.com.br