Corinthians goleia Atlético/GO e reassume liderança

No jogo cercado pela expectativa em torno da estreia do atacante Adriano pelo Corinthians, o futebol arrasador do Alvinegro na primeira etapa foi suficiente para consolidar uma vitória do Timão por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, neste domingo, no Pacaembu, e acabou por ser mesmo o grande fato a ser noticiado.

Numa rodada repleta de tropeços entre os ocupantes do G4 (o Vasco perdeu, São Paulo e Botafogo empataram), o Corinthians se sagrou como o grande vencedor. Reassumiu a liderança, com 51 pontos, um à frente do vice-líder Vasco. Na próxima quarta, o Timão enfrenta o Bota no chamado “jogo de seis pontos”. Já são quatro jogos de invencibilidade do Alvinegro.

Já o Atlético-GO, caiu para a 12ª colocação, com os mesmos 38 pontos. A equipe, que vinha em ascenção após vencer o Botafogo, amargou a sua segunda derrota no returno.

Primeiro tempo arrasador do Alvinegro!

O primeiro tempo do Corinthians diante do Atlético-GO lembrou outra atuação alvinegra neste Brasileirão, no mesmo Pacaembu, quando o Timão goleou o São Paulo por 5 a 0, na sexta rodada. Assim como naquela partida, o Timão fez um primeiro tempo impecável, dominou amplamente o Dragão e demonstrou muita variação tática principalmente com Alex atuando ora como meia, ora como centroavante.

Após um início truncado, o Corinthians demorou sete minutos até acertar seu primeiro ataque, que culminou no escanteio bem completado por Leandro Castán no primeiro gol. Daí por diante, o massacre se consolidou na primeira etapa. Com exceção de algum momento de oscilação, quando o Dragão marcou bem o meio de campo, o Corinthians não tomou conhecimento do adversário.

A goleada, no entanto, só se concretizou no final da etapa inicial. Aos 37, Willian fez um gol de muita categoria ao passar pela marcação e colocar no cantinho direito do gol de Márcio. Alex, em seguida, e de perna direita, completou a goleada.

Posturas alteradas

Na segunda etapa, o comportamento das duas equipes mudou. Nem o Corinthians demonstrava mais aquele ímpeto ofensivo que levou aos três gols do primeiro tempo, nem o Atlético-GO apresentava aquela apatia que o levou a ser presa fácil do Alvinegro nos 45 minutos iniciais. Apesar da mudança de postura, o Corinthians manteve o controle da partida, mas sem um domínio abissal como outrora.

Cabia ao Dragão aproveitar as oportunidades que criava. Um chute de Vitor Júnior, aos 13, levou muito perigo. O Corinthians administrava, mas, com o resultado construído, a preocupação da torcida alvinegra passou a ser outra além do resultado: a estreia de Adriano. O Imperador entrou aos 34 minutos substituindo Alex, se movimentou pouco, demarcou território entre os zagueiros rubro-negros, mas pouco fez. Ele ainda tentou, em um passe de Ramírez, mas não teve a mobilidade necessária para chegar à bola.

Valeu a estreia do Imperador, mas restou a ele apenas acompanhar um futebol envolvente no primeiro tempo e entrar em um time que não demonstrava nem sombra dele no fim do segundo.

Próximos jogos

O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h50, quando recebe o Botafogo no Pacaembu. Já o Atlético-GO enfrenta o Avaí também na próxima quarta, mas um pouco mais cedo, às 16h, na Ressacada. Os jogos serão válidos pela 29ª rodada do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS 3 X 0 ATLÉTICO-GO

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)

Data/hora: 9/10/2011 – 18h (de Brasília)

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

Auxiliares: Kleber Lúcio Gil (SC) e Julio Cesar Rodrigues Santos (RS)

Renda/público: R$ 1.221.980,00 e 33.609 pagantes

Cartões amarelos: Jorge Henrique (COR); Agenor, Leonardo e Rafael Cruz (ATL);

Cartões vermelhos:-

GOLS: Leandro Castán, 8’/1ºT (1-0); Willian, 37’/1ºT (2-0); Alex, 41’/1ºT (3-0);

CORINTHIANS: Julio Cesar, Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Moradei, Paulinho, Alex (Adriano, 34’/2ºT) e Danilo; Willian (Edenílson, 31’/2ºT) e Jorge Henrique (Luis Ramírez, 41’/2ºT). Técnico: Tite.

ATLÉTICO-GO: Márcio; Rafael Cruz (Joílson, intervalo) Anderson, Leonardo e Thiago Feltri; Agenor (Vitor Júnior, intervalo), Marino, Ernandes e Bida; Felipe (Diogo Campos, 27’/2ºT) e Anselmo. Técnico: Hélio dos Anjos.

onte: LanceNET