Com time reserva e gol relâmpago de Nikão, o Ceará estreou na Copa do Brasil vencendo o Parnahyba, por 1 a 0, ontem, no estádio Dirceu Arcoverde, no Piauí. O resultado não evitou o jogo de volta, marcado para o dia 7 de maio, às 20h30min, na Arena Castelão. O Vovô pode empatar por qualquer placar que se garante na próxima fase da competição.
O Ceará abriu o placar com menos de um minuto de jogo. Em jogada levantada na área, o goleiro do Parnahyba se atrapalhou e a bola sobrou para Nikão, dentro que área, que dominou e chutou diante de cinco atletas adversários para colocar o Vovô à frente do marcador.
Depois do gol, o time da casa buscou o empate, mas foram poucas as chances reais para marcar. Ainda assim, o Parnahyba manteve a posse de bola, o Ceará recuou e o time piauiense ameaçou aos 25 minutos. Capela cobrou falta com perigo e Jaílson espalmou. Na sobra, Diego Ivo afastou o perigo.
A partir dos 30 minutos o Ceará acordou e buscou o segundo gol para tentar eliminar o adversário da Copa do Brasil. Tadeu fez o pivô dentro da área do Parnahyba e tocou para Robinho, que chutou cruzado e a defesa afastou. Carlos Alberto ficou com o rebote, driblou dois jogadores, invadiu a área e chutou em cima da zaga. Bem no jogo, o meia também ameaçou pelas laterais, cruzando na medida para Tadeu cabecear para fora.
O time da casa teve boa chance aos 38 minutos, com a bomba de fora da área de Capela acertando o travessão do goleiro Jaílson. A baixa qualidade técnica da partida aliada à chuva e ao gramado ruim do estádio Dirceu Arcoverde não permitiram um primeiro tempo melhor que isso.
Iniciativas em vão do Parnahyba marcaram os 10 primeiros minutos do segundo tempo. Mesmo com mais posse de bola, jogadas aéreas e muita movimentação, o time da casa não conseguiu marcar e foi o Ceará, em rápido contra-ataque aos 12 minutos, que quase fez mais um.
Robinho arrancou em velocidade e lançou para Nikão que, livre, chutou mal e permitiu a defesa do goleiro adversário. A carência de qualidade técnica chamou a atenção durante boa parte da etapa final e o Vovô, aos 44 minutos, quase carimbou a eliminação do Parnahyba e avançou para a próxima fase da Copa do Brasil. Eduardo cobrou escanteio e Michel desviou de cabeça, mas o goleiro Robinho salvou e definiu o placar mínimo da partida. (Daniel Santos)
COPA DO BRASIL
PARNAHYBA – 0
TÉCNICO: FERNANDO TONET
PAR: 4-4-2
ROBINHO
BARATA
WESLEY
GILMAR BAHIA
RAMON
LÉO ARAÚJO (XAVIER)
TOTONHO
CAPELA
IDELVANDO (BRUNO PACATUBA)
FELIPE RAFAEL
FABINHO (PUCHINHA)
CEARÁ – 1
TÉCNICO: SÉRGIO SOARES
CEA: 4-4-2
JAILSON
ALEX LIMA
MICHEL
HÉLDER SANTOS
MARCOS
DIEGO IVO
CARLOS ALBERTO (DUYLIO)
ROBINHO
TADEU
NIKÃO (ROBÉRIO)
MARCOS VINÍCIUS (EDUARDO)
Local: Estádio Dirceu Arcoverde, em Parnaíba-PI
Data: 30/4/2014
Horário: 22 horas
Árbitro: Mayron dos Reis Novais (MA)
Assistentes: Aelson Mariano (MA) e Sandro Nascimento (MA)
Cartões amarelos: Marcos (C), Carlos Alberto (C), Robinho (C), Duylio (C); Capela (P), Totonho (P), Gilmar Bahia (P)
Gol: Nikão (1min/1ºT)
Renda: R$ 42.080,00
Púbico: 1.833 pagantes e 545 não pagantes
Fonte: O POVO