Pouco mais de dez horas após o término da cirurgia emergencial de drenagem no cérebro, o estado de saúde de Ricardo Gomes, 46, ainda é grave, porém estável – informou na manhã desta segunda-feira a equipe médica do hospital Pasteur, na zona norte do Rio. O técnico do Vasco segue internado em coma induzido na UTI (Unidade de tratamento intensivo) da unidade e respira com auxílio de aparelhos.
A previsão é que o técnico passe por uma reavaliação a partir das 10h. Exames também deverão ser refeitos com o objetivo de avaliar a evolução da cirurgia emergencial, realizada pelo médico José Antônio Guasti. O procedimento teve como meta principal estancar a hemorragia e restabelecer a circulação do sangue no cérebro de Ricardo Gomes, que sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico).
De acordo com os médicos, as possibilidades são muitas e até mesmo uma nova intervenção cirúrgica não foi descartada. Um novo boletim oficial deve ser divulgado no fim da manhã desta segunda-feira.
Na noite de ontem, o médico José Guasti disse que a cirurgia de drenagem no cérebro do técnico foi um sucesso. “O resultado foi o melhor possível. A hemorragia foi totalmente drenada”, disse o neurocirurgião.
Mesmo assim, Guasti informou que é possível que o treinador fique com sequelas por causa do AVE hemorrágico sofrido à tarde, durante o clássico contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, no Engenhão, também na zona norte da capital.
Segundo o médico, o hematoma se formou na área temporal do cérebro, que comanda as ações motoras. No caso de Gomes, ele pode ter os movimentos do braço e da perna direita e a fala comprometidos pelo AVE.
Fonte: JORNAL FLORIPA